09 de Junho 2022

BANCO BIC LANÇA PROGRAMA INOVADOR DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM ANGOLA

Arrancou hoje o programa Crescer Juntos, do Banco BIC, que nasce para apoiar Organizações Sociais (ONGs) com projectos em áreas como a Educação, a Saúde, a Cultura e os Direitos Humanos (entre outras) e que estão a empreender soluções de combate à pobreza capazes de actuar nas causas, e não apenas nas consequências dos mais urgentes problemas sociais em Angola. 
 
O programa Crescer Juntos tem ainda o desafio de mudar a percepção da sociedade sobre a mais valia das doações, desde que tratadas como um investimento social privado, cujos resultados podem e devem ser acompanhados pelo doador. 
 
Conforme explica o Dr. Hugo Teles, PCE do Banco BIC, “há tempos o Banco BIC tem como lema Crescemos Juntos.  Mais do que um slogan publicitário, como muitos poderiam julgar, este é o pensamento que orienta nossos valores corporativos. Há, entretanto, uma outra convicção que também nos orienta: a de que não é possível irmos indefinidamente bem, em uma sociedade ainda em estado evolutivo. Portanto, é hora de unirmos o poder dos mercados à força dos ideais humanos e da Responsabilidade Social”. 
 
Com a ambição de se tornar a maior e melhor plataforma de Responsabilidade Social de Angola, o programa Crescer Juntos foi planeado pela Athu, consultoria especializada em Desenvolvimento Humano e que, no âmbito da Responsabilidade Social, fez juntar-se à sua equipa Celso Grecco, especialista internacional em Responsabilidade Social e Finanças Sociais. 
 
Segundo Ágata Russell, Directora da Athu, “Celso Grecco já implantou projectos de Responsabilidade Social em cerca de 14 países, para além de ter sido reconhecido pela ONU e internacionalmente premiado pelo seu pioneirismo como o criador da primeira Bolsa de Valores Sociais do mundo, para a Bolsa de Valores do Brasil, razões suficientes para o termos connosco neste enorme desafio para o qual fomos desafiados pelo Banco BIC”. 
 
O programa Crescer Juntos tem por objectivo dar apoio financeiro, mas também formação, mentoria e visibilidade para as organizações sociais apoiadas. Empresas e particulares que queiram juntar-se a esta causa/programa, poderão fazê-lo e será possivel acompanhar através de relatórios periódicos a forma como as verbas foram aplicadas, sendo igualmente possível a doação de outros recursos não financeiros, que tenham proporcionado. 
 
“O que está a nascer através deste programa do Banco BIC, é a consciência de que é preciso que haja espaço para uma nova mentalidade. É necessário evoluir da filantropia caridosa para o investimento social privado. Doar não diz respeito apenas a passar a caneta no cheque e a borracha na consciência. É preciso acompanhar o dinheiro doado, porque ele sai do mesmo bolso do dinheiro que poupamos e queremos ver crescer. A doação, quando tratada como um investimento social, também faz crescer resultados sociais”, explica Celso Grecco.

TRÊS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS INAUGURAM O PROGRAMA 
 
Três organizações sociais foram escolhidas para inaugurarem o programa Crescer Juntos. São elas o Centro Médico Boa Nova, a Orquestra Camunga e a JOBAB. 
 
Localizado em Viana, o Centro Médico Boa Nova atende famílias em grave situação de risco social e garante consultas para cuidar de quadros de desnutrição infantil, tratamentos de doenças como a tuberculose, bem como, alimentação para todas as famílias atendidas. 
 
A Orquestra Camunga, localizada na Corimba, ensina a adolescentes e jovens a arte de tocarem instrumentos de música clássica, tais como o teclado, o violino e o violoncelo. A Orquestra tem conseguido preparar jovens que começam a seguir carreira na música, ganharem a sua autossustentabilidade financeira sem que dependam exclusivamente de um emprego formal. 
 
Por fim, no bairro do Gamek, a JOBAB trabalha com crianças no sentido de as desenvolver aspectos emocionais e intelectuais, para além de uma consciência cidadã e ambiental. Para participarem das aulas e como forma de pagamento das suas propinas, as crianças recolhem lixo das ruas do bairro, que posteriormente é vendido pelo projecto social para as empresas recicladoras. A JOBAB dispõe de um pequeno mercado, onde a população local pode comprar alimentos a preços mais em conta do que no comércio em geral, sendo que esta população pode usar o lixo angariado como moeda de pagamento pelos alimentos. 
 
CANDIDATURAS ABERTAS 
 
Até 30 de agosto, qualquer Organização Social poderá aceder ao site do Banco BIC para enviar uma candidatura ou levantar uma ficha de inscrição nas agências do Banco BIC.
 
No decorrer do mês de setembro as ONGs pré-seleccionadas serão contactadas para que forneçam mais detalhes sobre o trabalho que realizam e também para fornecerem documentos que a equipa gestora do programa possa considerar necessários para uma melhor avaliação da candidatura. 
 
As ONGs finalistas serão apresentadas para o Conselho Consultivo do Crescer Juntos, para que sejam escolhidas aquelas que foram aprovadas para receberem o apoio previsto. O Conselho Consultivo é mais uma das inovações do programa e está a ser composto por personalidades do mundo empresarial com forte visão social, que serão anunciadas na próxima semana como membros fundadores do Conselho do programa Crescer Juntos. 
 
“Somos gestores de capitais financeiros. Nossa ambição é a de também sermos percebidos como gestores do “capital social” e da riqueza que só pode ser encontrada nos corações das pessoas que acreditam que as coisas podem ser melhores. Por isso queremos que toda a gente que pensa assim, se junte a  nós”, finaliza o Dr. Hugo Teles. 
 

Voltar atrás

Não encontrou o que procura?

Outros clientes consideraram a seguinte informação útil

Linha de Atendimento BIC

+244 923 190 870

Serviço disponível 24H

Abrir Conta

Abra a sua conta facilmente, em pequenos passos.

Saiba mais

Pedir Cartão

Saiba mais